Pular para o conteúdo principal

Construção de um ecossitema e o privilégio de ser presidente da Assespro RJ

Após 4 anos e dois mandatos, é hora de deixar a presidência da Assespro RJ.  Foi um grande privilégio poder representar a mais tradicional associação de empresas de tecnologia do Brasil.  

Nesse período, tive a oportunidade de conhecer e trocar ideias com pequenos e grandes empresários, jovens do Projeto Forsoft, professores, pesquisadores, deputados, senadores, ministros, governadores, prefeitos, secretários, investidores, lideranças de outras entidades e associações em todo Brasil.  A rede de conexões ampliou a responsabilidade do cargo sobre o que chamamos de ecossistema.  

O ecossistema da base da tecnologia e inovação do Rio de Janeiro que tem 36 mil estabelecimentos contando matriz e filiais formalmente estabelecidas segundo o "Data Sebrae Paineis", sendo o segundo maior estado no setor atrás somente de SP com 100 mil estabelecimentos (sem considerar estabelecimentos de comércio de informática).    

Para entender a distribuição de empresas de serviços de TIC no Brasil com base em dezembro de 2022 são 100 mil empresas em SP, 36 mil no RJ, 23 mil em MG, 16 mil no PR, 15 mil no RS, 12 mil em SC, 8 mil na BA, 7 mil no DF, 7 mil em GO, 6 mil em PE, 5 mil no CE seguido de outros estados. Para o tamanho do estado do RJ em território e população, estamos muito bem como o segundo estado que mais emprega profissionais do setor com uma massa salarial de R$ 215 milhões

 

Além desse parque de empresas de tecnologia bem robusto, temos ainda um parque de centros de pesquisa e universidades publicas e privadas que são destaques mundiais.

Grandes eventos de tecnologia viram no Rio de Janeiro a melhor base: Rio2C, Websummit Rio, Blockchain Rio e outros eventos para públicos mais selecionados como os próprios eventos da Assespro RJ como Thinking Digital, Cities of Tomorrow, Energy Tech Journey, Assespro Business Game, Health Tech e Startp Business.

O que nos falta?  Qual seria a missão do Presidente da Assespro RJ? Ajudar na formação de um ecossistema amplo, apartidário em que todos os atores se reconheçam, se respeitem e colaborem para o crescimento econômico do estado. 

 Pois foi assim que há quatro anos a Assespro RJ, em conjunto com a TI Rio, Rio Soft, CD&IA Rio e outras entidades, assinou uma carta/manifesto para o Ministro Marcos Pontes pedindo o reconhecimento do primeiro centro de Inteligência Artificial do Brasil no Rio de Janeiro.  Essa carta chegou ao ministro por vários caminhos, mas também passou pelas mãos de deputados e senadores do RJ.

A missão de colocar as empresas de tecnologia do RJ em posição de destaque foi regra em todos os nossos eventos que tiveram chamadas de trabalhos, cases e vídeos das associadas.

A pandemia da COVID19 não tirou a nossa determinação, ao contrário, foi uma oportunidade para unir em eventos online, todas as terças e quintas, empresários que não pararam nem um instante para atender às demandas do trabalho remoto dos seus clientes.

Em março de 2021, durante o Thinking Digital, o convidado especial do evento, Prefeito Eduardo Paes, pediu um agenda de ações prioritárias do setor.  Na reunião marcada para alguns meses depois eu estava lá acompanhada pelo vices presidentes e diretores para apresentação do nosso projeto Rio + Inovador .

A nossa visita à prefeitura em plena pandemia não foi em vão, diversas iniciativas do governo tiveram inspiração nas nossas proposta e somos muito gratos pela oportunidade de ajudar a economia carioca.

Mas a busca por um ecossistema fluminense mais robusto foi além e a Assespro RJ se uniu ao SENAC RJ para um projeto desafiador: o Forsoft, um projeto social de educação de tecnologia e emprego para jovens de baixa renda e está na terceira turma.

Ao final de 2022, como um passo a mais na construção de um ecossistema de inovação coeso no Rio de Janeiro, a Assespro RJ realizou, em conjunto com o SEBRAE RJ, o Startup Business com a presença de representantes do governo federal, municipal, empresários e entidades parceiras.  

Após 4 anos à frente da Assespro RJ tenho certeza que: as empresas de TIC do RJ são inovadoras, seus empresários são qualificados e seus produtos tem condições de competir com lideres de mercado.  Temos aqui grandes empresas, pequenas empresas com potencial para serem grandes, mas ainda temos que fortalecer a nossa marca de "Inovação Made in Rio" para todo o mundo e esse é o próximo passo.

Quero agradecer a cada membro da diretoria pelo apoio nas nossas iniciativas: Álvaro Cysneiros, Bruno Mondin, Ilan Goldman e Marcio Lacs da diretoria estatutária, os membros do conselho fiscal: Adalberto Nunes, Etienne Vreus, Silvana Bellini e demais membros da diretoria: 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso Total: Business Games e Health Tech

 Nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta da semana passada, a Assespro-RJ realizou dose dupla de eventos no auditório da OCB RJ no Centro do Rio.  No primeiro dia, um evento estreante: Assespro Business Games trazendo à pauta do setor de tecnologia os negócios em jogos e esportes eletrônicos. Um mundo muito pouco explorado e conhecido pelas empresas mais tradicionais em TI.  Com casa lotada de manhã e de tarde, com temas muito bem distribuídos, tivemos a manhã dedicada ao mundo dos estúdios, que são as empresas que produzem os jogos. Pela tarde, o ponto alto foi o empolgante debate com as principais instituições de ensino que possuem desenvolvimento de games na grade curricular. Distribuídos entre a manhã e a tarde, 6 estúdios apresentaram seus negócios e seus produtos na sessão de pitch. Todos ficaram encantados com a qualidade e criatividade nos modelo de negócios.  Gostaria parabenizar especialmente o Diretor de eSports da Assespro-RJ, Carlos Gama que fez toda a curadoria e teve

O que é empreender?

O que é empreender? Publicado as 14:08h em Artigos por Bruno Ribeiro Por Adriano Bidão, via Contabilidade Carioca – Empresa Associada e Contadores da Assespro-RJ A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa. Quais são essas experiências?  Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a)

Tendências para tecnologia em 2022

Novamente, Inteligência Artificial foi a estrela das tendências dos principais boletins de tecnologia mundial para 2022.  Boletins da Forbes, Gartner, todos apontam para avanço dessa tecnologia nas empresas, nos lares e nas cidades. Das doze tendências foram apontadas pelo Gartner e que vou listar no final do artigo, cinco tem foco em desenvolvimento e aplicações avançadas em inteligência artificial.  Para entender as grandes transformações previstas para o ano novo, vamos recapitular 2020 e 2021 e ver essa tendência da tecnologia em nossas vidas e no dia a dia das empresas. Acreditávamos que 2020 seria o ano da Inteligência Artificial, mas na percepção da maioria não foi bem assim: logo no início do ano, a OMS decretava pandemia causada pelo novo coronavírus o que mudaria completamente o mundo nos meses seguintes.  Mas será que erramos a previsão? Não mesmo! Acertamos! O que se viu em 2020 e teve sequência em 2021 foi a inteligência artificial presente como nunca nas nossas