Pular para o conteúdo principal

Inovação Tecnológica nas Cidades Mais Inteligentes

Passados vinte dias do Cities of Tomorrow organizado pela Assespro-RJ com apoio do SENAC RJ que teve a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael, o Jornal O Globo publicou, no final de semana, um artigo  200+20: Conheça as cidades brasileiras que já deram gritos de independência tecnológica. Esse artigo elenca cidades que já estão na trilha da inovação há muitos anos e conseguiram transformar o cenário econômico local colocando a inovação e a tecnologia como principais atividades econômicas.

Semana passada tive o prazer em estar no lançamento do Programa de Inovação Social e Tecnológica de Maricá, RJ, que inclui a incubadora de startups e os arranjos produtivo.

A apresentação das propostas foi feita pelo diretor-presidente do novo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera, que mostrou iniciativas em mobilidade urbana, agricultura para indústria de novos alimentos e medicina tecnológica. 


Celso Pansera diretor-presidente do ICTIM
 
O evento teve a participação de empresários das empresas que são parceiras desses projetos e também de representantes de grandes instituições ligadas à ciência e tecnologia.

Celso Pansera, Marcio Girão (Presidente do Clube de Engenharia), Maria Luiza Reis (eu) 


Com projetos em engenharia, ciências médicas avançadas e agricultura avançada para alimentos, universidades estão instalando unidades no município como o Instituto Federal Fluminense, UERJ e agora a UFRJ cuja reitora Denise Pires estava presente na cerimônia.


Auditório do IFF Maricá

Em todo mundo, grandes avanços tecnológicos são impulsionados pelos governos que aportam recursos na inovação vislumbrando um futuro mais próspero para a região.  

De fato, iniciativas como essa bem articuladas com os principais atores tem resultados muito bem sucedidos. Exemplos como São José dos Campos com a instalação do ITA nos anos 50 e posterior criação da EMBRAER em 68 e hoje é um polo regional com vários institutos e um parque tecnológico muito ativo.

Há alguns anos, as cidades de Florianópolis e Recife investiram pesado em inovação e tecnologia, sempre coordenando os diversos atores: institutos de pesquisa, empresas e indústrias locais, indústrias inovadores/startups e incentivos tributários locais. Hoje, essas regiões tem um desempenho econômico sustentável e com empregabilidade em crescimento.

Sabemos que esse tipo de iniciativa só traz frutos a longo prazo, por isso mesmo que é urgente que as cidades do Brasil acompanhem a tendência e invistam com olhar no futuro.

O caso de Maricá, usa como base o fundo soberano (http://fundosoberano.marica.rj.gov.br/fundo-soberano/) criado em 2017 e que hoje conta com mais de 1 bilhão de reais provenientes dos royalties do petróleo.

A Assespro, a primeira associação de empresas de tecnologia do Brasil, com 45 anos, acredita na força da tecnologia brasileira e na sua capacidade transformadora na sociedade. 

Hoje em dia, as cidades brasileiras precisam ter agilidade e visão, por isso, soluções de tecnologia devem ser as parceiras de todas as iniciativas: em analytics, inteligência artificial, automação de processos, organização e gestão de documentos e informações públicas.  

Atuar na inovação e no estímulo às empresas inovadoras locais gerando empregos de maior remuneração deve ser o pilar do desenvolvimento econômico de qualquer cidade.  

Durante o evento de Maricá, o Prefeito Fabiano Horta, fez um discurso que deixou claro que ele entende essa importância e que o dinheiro do petróleo deve ter usado para diversificar as competências da cidade atraindo mais empresas e empregos na tecnologia.

Agradeço o convite em participar como presidente da Assespro RJ e desejo muito sucesso para Maricá e todas as cidades que acreditam e fazem hoje o Brasil de amanhã.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso Total: Business Games e Health Tech

 Nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta da semana passada, a Assespro-RJ realizou dose dupla de eventos no auditório da OCB RJ no Centro do Rio.  No primeiro dia, um evento estreante: Assespro Business Games trazendo à pauta do setor de tecnologia os negócios em jogos e esportes eletrônicos. Um mundo muito pouco explorado e conhecido pelas empresas mais tradicionais em TI.  Com casa lotada de manhã e de tarde, com temas muito bem distribuídos, tivemos a manhã dedicada ao mundo dos estúdios, que são as empresas que produzem os jogos. Pela tarde, o ponto alto foi o empolgante debate com as principais instituições de ensino que possuem desenvolvimento de games na grade curricular. Distribuídos entre a manhã e a tarde, 6 estúdios apresentaram seus negócios e seus produtos na sessão de pitch. Todos ficaram encantados com a qualidade e criatividade nos modelo de negócios.  Gostaria parabenizar especialmente o Diretor de eSports da Assespro-RJ, Carlos Gama que fez toda a curadoria e teve

O que é empreender?

O que é empreender? Publicado as 14:08h em Artigos por Bruno Ribeiro Por Adriano Bidão, via Contabilidade Carioca – Empresa Associada e Contadores da Assespro-RJ A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa. Quais são essas experiências?  Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a)

Tendências para tecnologia em 2022

Novamente, Inteligência Artificial foi a estrela das tendências dos principais boletins de tecnologia mundial para 2022.  Boletins da Forbes, Gartner, todos apontam para avanço dessa tecnologia nas empresas, nos lares e nas cidades. Das doze tendências foram apontadas pelo Gartner e que vou listar no final do artigo, cinco tem foco em desenvolvimento e aplicações avançadas em inteligência artificial.  Para entender as grandes transformações previstas para o ano novo, vamos recapitular 2020 e 2021 e ver essa tendência da tecnologia em nossas vidas e no dia a dia das empresas. Acreditávamos que 2020 seria o ano da Inteligência Artificial, mas na percepção da maioria não foi bem assim: logo no início do ano, a OMS decretava pandemia causada pelo novo coronavírus o que mudaria completamente o mundo nos meses seguintes.  Mas será que erramos a previsão? Não mesmo! Acertamos! O que se viu em 2020 e teve sequência em 2021 foi a inteligência artificial presente como nunca nas nossas