Pular para o conteúdo principal

Ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior lança, no Rio, catálogo de empresas brasileiras com potencial exportador

sect

Ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior lança, no Rio, catálogo de empresas brasileiras com potencial exportador

Reduzir em 40% o custo das operações de exportação e importação é uma das metas do Governo para o próximo ano, afirmou o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, em evento realizado nesta quinta-feira (11/08) no Rio de Janeiro, durante o qual lançou o catálogo de empresas brasileiras com potencial exportador vinculado ao projeto Chama Empreendedora e visitou um showroom de produtos de micro e pequenas empresas instalado na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na Rua da Candelária, 9.
O catálogo, classificado pelo ministro como uma “oportunidade única” para as micro e pequenas empresas se inserirem com mais força no mercado externo, é digital e bilíngue, apresenta produtos de 215 empresas, de 16 estados participantes do projeto, cujo objetivo é abrir o mercado de exportação às micro e pequenas empresas. A publicação digital está hospedada no site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br), uma iniciativa do Midic, que integra várias bases de dados com informações de cerca de 20 mil empresas. Esses produtos também estarão em exibição, até o próximo dia 16 de setembro no showroom.
Segundo o ministro, a desburocratização dos processos de exportação permitirá que essas operações passem a ser realizadas em oito dias e não em 13 e pretende zerar o uso de papel nessas transações comerciais. Além disso, até março de 2017, o BNDES deverá lançar um crédito especial para os exportadores.
“Todas essas medidas devem beneficiar, principalmente, as pequenas e médias empresas”, afirmou o ministro que, ao visitar o showroom, falou com entusiasmo da Chama Empreendedora. “Pude ver vários produtos que, como brasileiro, não conhecia”, disse ele que ficou particularmente curioso com a aguardente Tiquira Gaaja, do Maranhão, feita de mandioca.
No showroom, o ministro também apreciou, por exemplo, biojóias da designer Maria Oiticica, do Rio de Janeiro; móveis feitos de descarte de madeira, do Rio Grande do Sul; produtos da paraense Cacauway, que utiliza desde os frutos até as folhas do cacaueiro para produzir, de maneira sustentável, amêndoa torrada “in natura”, chocolate em pó, barras, trufas, licores, geleias e artesanatos; além de ecobags fabricadas no Ceará.
No almoço do empresário oferecido ao ministro, o presidente da ACRio, Paulo Protásio, destacou o potencial empreendedor dos brasileiros. Citou como exemplo o sucesso dos Jogos Olímpicos que estão sendo realizados no Rio de Janeiro. O ministro Marcos Pereira proferiu a palestra “O contexto econômico e a agenda do Midic”.
Produtos de alguns expositores foram incluídos no cardápio. Como entrada, pastel de angu da Maria Angu, de Minas Gerais; na sobremesa, churros com sorvete, juntou, respectivamente, as empresas Altas Ideias e Kunthy , ambas do Rio de Janeiro.
Chama Empreendedora – Idealizado pela ACRio com as parcerias do Sebrae, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Confederação dos Jovens Empresários e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e dos Correios, o Chama Empreendedora já percorreu 16 estados, com participação das associações comerciais, das redes empresariais, de jovens empresários locais e de articuladores regionais dos parceiros nacionais. Congregou 135 organizações e reuniu 1.154 participantes de todo o Brasil.
Em seus encontros o Chama Empreendedora apresentou aos empresários temas como a implementação do Plano Nacional de Exportações; a experiência do Projeto Sebrae no Pódio e a facilidade do Exporta Fácil pelo Correios. Nesta primeira etapa, realizada ao longo do primeiro semestre de 2016, a promoção da cultura de exportação no Brasil foi o foco. A seleção das empresas participantes do Showroom contou, ainda, com a participação dos Comitês Estaduais do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).
Cenário – Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Brasil deve receber 350 mil turistas, incluindo chefes de Estado e de Governo, com reforço extraordinário na divulgação da imagem da cidade do Rio de Janeiro. A divulgação dos Jogos poderá alcançar cinco bilhões de pessoas em todos os continentes, com ampliação das oportunidades de negócios para empresas brasileiras. Os organizadores do Chama Empreendedora consideram este um momento privilegiado para ajudar no esforço de elevar a participação brasileira no volume total de exportações no mundo. O showroom no hall da ACRio está no coração financeiro da cidade, a uma rápida caminhada da Região Portuária e poderá ser uma excelente oportunidade para empresários, agentes de desenvolvimento e diplomatas fazerem networking.
Showroom
Local: Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) – Rua da Candelária, n°9, Centro
Período: até dia 16 de setembro
Horário: Segundas a sextas-feiras das 9 às 18 horas.
Sábados das 9 às 12 horas
Texto por: Assessoria de Imprensa – IAA Comunicação e Eventos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso Total: Business Games e Health Tech

 Nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta da semana passada, a Assespro-RJ realizou dose dupla de eventos no auditório da OCB RJ no Centro do Rio.  No primeiro dia, um evento estreante: Assespro Business Games trazendo à pauta do setor de tecnologia os negócios em jogos e esportes eletrônicos. Um mundo muito pouco explorado e conhecido pelas empresas mais tradicionais em TI.  Com casa lotada de manhã e de tarde, com temas muito bem distribuídos, tivemos a manhã dedicada ao mundo dos estúdios, que são as empresas que produzem os jogos. Pela tarde, o ponto alto foi o empolgante debate com as principais instituições de ensino que possuem desenvolvimento de games na grade curricular. Distribuídos entre a manhã e a tarde, 6 estúdios apresentaram seus negócios e seus produtos na sessão de pitch. Todos ficaram encantados com a qualidade e criatividade nos modelo de negócios.  Gostaria parabenizar especialmente o Diretor de eSports da Assespro-RJ, Carlos Gama que fez toda a curadoria e teve

O que é empreender?

O que é empreender? Publicado as 14:08h em Artigos por Bruno Ribeiro Por Adriano Bidão, via Contabilidade Carioca – Empresa Associada e Contadores da Assespro-RJ A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa. Quais são essas experiências?  Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a)

Tendências para tecnologia em 2022

Novamente, Inteligência Artificial foi a estrela das tendências dos principais boletins de tecnologia mundial para 2022.  Boletins da Forbes, Gartner, todos apontam para avanço dessa tecnologia nas empresas, nos lares e nas cidades. Das doze tendências foram apontadas pelo Gartner e que vou listar no final do artigo, cinco tem foco em desenvolvimento e aplicações avançadas em inteligência artificial.  Para entender as grandes transformações previstas para o ano novo, vamos recapitular 2020 e 2021 e ver essa tendência da tecnologia em nossas vidas e no dia a dia das empresas. Acreditávamos que 2020 seria o ano da Inteligência Artificial, mas na percepção da maioria não foi bem assim: logo no início do ano, a OMS decretava pandemia causada pelo novo coronavírus o que mudaria completamente o mundo nos meses seguintes.  Mas será que erramos a previsão? Não mesmo! Acertamos! O que se viu em 2020 e teve sequência em 2021 foi a inteligência artificial presente como nunca nas nossas