Pular para o conteúdo principal

Compras públicas – uma simples solução

Compras públicas – uma simples solução

O setor de software foi escolhido pelo Governo Federal como uma das áreas prioritárias da Polí­tica Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Medidas foram anunciadas e metas ambiciosas de exportação foram fixadas. Sem dúvida alguma a iniciativa é merecedora dos nossos aplausos.


Ocorre que há outra iniciativa extremamente simples e eficiente para alavancar o desenvolvimento do setor de software brasileiro, que sequer tem sido cogitada nos últimos tempos: o uso racional do poder de compra do Estado.
Por outro lado, mesmo que o Governo demonstrasse vontade efetiva de instituir uma polí­tica racional de uso do seu poder de compra, enfrentaria sérias dificuldades para implementá-la sob o regramento jurí­dico atualmente existente. Isso porque a legislação, além de ser extremamente confusa e contraditória, trata, sobretudo, de bens e serviços de informática e não de software especificamente.
Muito embora mudanças legislativas se mostrem indispensáveis para a instituição de uma polí­tica pública de longo prazo, existem algumas medidas que podem ser implementadas imediatamente e que já seriam de grande ajuda para as empresas de software nacionais. Mas a verdadeira solução do problema passa, necessariamente, por uma modificação radical da legislação até então vigente.
Os Drs. Deana Weikersheimer e Marco Tulio Castro, sócios do escritório Weikersheimer & Castro Advogados Associados, estão elaborando a pedido da Assespro-RJ um parecer jurí­dico sobre os critérios utilizados nas compras públicas relacionadas com o desenvolvimento, comercialização e licenciamento de software e serviços correlatos. Pretendemos convidar representantes das diferentes esferas de governo e da sociedade em geral para debater este assunto conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso Total: Business Games e Health Tech

 Nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta da semana passada, a Assespro-RJ realizou dose dupla de eventos no auditório da OCB RJ no Centro do Rio.  No primeiro dia, um evento estreante: Assespro Business Games trazendo à pauta do setor de tecnologia os negócios em jogos e esportes eletrônicos. Um mundo muito pouco explorado e conhecido pelas empresas mais tradicionais em TI.  Com casa lotada de manhã e de tarde, com temas muito bem distribuídos, tivemos a manhã dedicada ao mundo dos estúdios, que são as empresas que produzem os jogos. Pela tarde, o ponto alto foi o empolgante debate com as principais instituições de ensino que possuem desenvolvimento de games na grade curricular. Distribuídos entre a manhã e a tarde, 6 estúdios apresentaram seus negócios e seus produtos na sessão de pitch. Todos ficaram encantados com a qualidade e criatividade nos modelo de negócios.  Gostaria parabenizar especialmente o Diretor de eSports da Assespro-RJ, Carlos Gama que fez toda a curadoria e teve

O que é empreender?

O que é empreender? Publicado as 14:08h em Artigos por Bruno Ribeiro Por Adriano Bidão, via Contabilidade Carioca – Empresa Associada e Contadores da Assespro-RJ A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa. Quais são essas experiências?  Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a)

Tendências para tecnologia em 2022

Novamente, Inteligência Artificial foi a estrela das tendências dos principais boletins de tecnologia mundial para 2022.  Boletins da Forbes, Gartner, todos apontam para avanço dessa tecnologia nas empresas, nos lares e nas cidades. Das doze tendências foram apontadas pelo Gartner e que vou listar no final do artigo, cinco tem foco em desenvolvimento e aplicações avançadas em inteligência artificial.  Para entender as grandes transformações previstas para o ano novo, vamos recapitular 2020 e 2021 e ver essa tendência da tecnologia em nossas vidas e no dia a dia das empresas. Acreditávamos que 2020 seria o ano da Inteligência Artificial, mas na percepção da maioria não foi bem assim: logo no início do ano, a OMS decretava pandemia causada pelo novo coronavírus o que mudaria completamente o mundo nos meses seguintes.  Mas será que erramos a previsão? Não mesmo! Acertamos! O que se viu em 2020 e teve sequência em 2021 foi a inteligência artificial presente como nunca nas nossas