Pular para o conteúdo principal

Aqui, no Rio, o software é a nossa praia

Aqui, no Rio, o software é a nossa praia

A economia do Rio de Janeiro tem no software uma de suas vertentes mais promissoras. Atento a esta questão, o Governo do Estado que já possui um programa especí­fico para este segmento – o Rio Conhecimento, está lançando dois outros programas que certamente contribuirão para aprofundar esta vocação: o Rio Tecnologia e o Prosoft Comercialização.
A história da informática brasileira se confunde com a trajetória deste segmento no Estado, uma vez que aqui ocorreram os avanços tecnológicos que marcaram e ainda marcam este segmento. O Estado possui forte vocação para a inovação em geral e para setores de alto conteúdo tecnológico em particular, como por exemplo, o de software. São atividades tí­picas do que se denomina Economia do Conhecimento ou Nova Economia, que encontram aqui um ambiente propí­cio para se desenvolverem.
Além de possuir a população adulta com o maior ní­vel de escolaridade do Paí­s, o Rio de Janeiro possui a maior concentração, dentre os estados brasileiros, de universidades, centros tecnológicos e instituições de pesquisa, com cerca de 220 mil estudantes universitários e quase 20 mil pesquisadores em atividade. Aqui estão localizados os principais centros de pós-graduação em engenharia do paí­s, especialmente nas áreas de informática e telecomunicações.
Outro aspecto caracterí­stico da Economia do Conhecimento, também integra a ambiência oferecida pelo Estado do Rio de Janeiro, em particular pela sua capital: qualidade de vida, considerada fator chave de atratividade empresarial. Qualidade de vida é aqui referida em um sentido mais amplo, envolvendo um ambiente urbano contemporâneo e com amplas opções culturais, de entretenimento e lazer. A Cidade do Rio de Janeiro não só atende a esses requisitos como tem a oferecer uma natureza exuberante e de beleza incontestável. Nesse sentido, no mundo poucas cidades podem se comparar a ela como local ideal para localizar empresas e empreendedores da moderna Sociedade do Conhecimento. O Estado conta também com o projeto Petrópolis Tecnópolis, que oferece uma alternativa de localização com qualidade de vida fora do ambiente de aglomeração urbana.
Ator de peso
A tí´nica da atuação do Governo do Estado tem sido aprofundar a vocação que o Rio de Janeiro
possui para inserir-se como ator de peso na economia global, como centro de excelência em produção de conhecimento e inovação, sendo o segmento de software um dos exemplos marcantes. Um dos pilares dessa atuação é o Programa Rio Conhecimento, cujo propósito é abrigar um fórum envolvendo entidades empresariais, acadêmicas e de governo em torno de ações e projetos estratégicos para o desenvolvimento do setor de tecnologia de informação.
O Rio Conhecimento tem, de fato, cumprido seu papel de formulação e articulação. Várias iniciativas importantes que já se tornaram realidade foram ali gestadas. Como exemplo, vale citar, o Escritório de Projetos da Assespro-RJ, voltado para a articulação de projetos de P&D envolvendo empresas e universidades, e o Grupo RIO, também coordenado pela Assespro-RJ, que tem por propósito planejar e viabilizar, em conjunto com o Centro Internacional de Negócios/CIN, da Firjan e do Sebrae-RJ, missões comerciais na área de TI.
Outra importante iniciativa do Governo do Estado é o Rio Tecnologia. Este programa foi lançado recentemente, consistindo no financiamento, pelo Estado, de parte do ICMS de empresas que invistam em instituições de pesquisa, parques e pólos tecnológicos, incubadoras de empresas e em P&D.
O governo também disponibilizou, recentemente, para o segmento de software, uma linha especial da Investerio (Agência de Fomento do Estado): o Prosoft Comercialização, voltada para o financiamento de empresas que adquirirem software de empresas fluminenses.
Resgatar o passado e valorizar as iniciativas do presente. Este é o desafio que devemos nos impor: governo, associações empresariais e instituições acadêmicas, para fortalecer a ambiência que o Estado do Rio de Janeiro já possui, desenvolvendo aqui o pólo mais dinâmico de software da América Latina. (Jornal do Commercio, 26.06, pág. A17)
Maurí­cio Chacur – Secretário de Desenvolvimento Econí´mico do Estado do Rio de Janeiro
Fernando Linhares – Da Assessoria de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento
Econí´mico do estado do Rio de Janeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sucesso Total: Business Games e Health Tech

 Nos dias 25 e 26 de outubro, terça e quarta da semana passada, a Assespro-RJ realizou dose dupla de eventos no auditório da OCB RJ no Centro do Rio.  No primeiro dia, um evento estreante: Assespro Business Games trazendo à pauta do setor de tecnologia os negócios em jogos e esportes eletrônicos. Um mundo muito pouco explorado e conhecido pelas empresas mais tradicionais em TI.  Com casa lotada de manhã e de tarde, com temas muito bem distribuídos, tivemos a manhã dedicada ao mundo dos estúdios, que são as empresas que produzem os jogos. Pela tarde, o ponto alto foi o empolgante debate com as principais instituições de ensino que possuem desenvolvimento de games na grade curricular. Distribuídos entre a manhã e a tarde, 6 estúdios apresentaram seus negócios e seus produtos na sessão de pitch. Todos ficaram encantados com a qualidade e criatividade nos modelo de negócios.  Gostaria parabenizar especialmente o Diretor de eSports da Assespro-RJ, Carlos Gama que fez toda a curadoria e teve

O que é empreender?

O que é empreender? Publicado as 14:08h em Artigos por Bruno Ribeiro Por Adriano Bidão, via Contabilidade Carioca – Empresa Associada e Contadores da Assespro-RJ A palavra empreender deve estar bem compreendida antes de você querer abrir um negócio. Por que esta palavra é tão importante? Porque empreender não significa apenas ser dono de uma empresa com CNPJ. Empreender é se abrir para constantes experiências pessoais e profissionais que acontecerão dentro da sua empresa. Quais são essas experiências?  Empreender é se lançar no mercado. É vender seus produtos. É se relacionar com pessoas. O(A) empreendedor(a) deve estar preparado para as constantes mudanças de comportamento do consumidor e para as novas tendências de demando do mercado. Abrir uma lanchonete usando o antigo conceito de que todo mundo sente fome está errado. Os hábitos de alimentação das pessoas estão mudando. Estar na posição de empreendedor(a)

Tendências para tecnologia em 2022

Novamente, Inteligência Artificial foi a estrela das tendências dos principais boletins de tecnologia mundial para 2022.  Boletins da Forbes, Gartner, todos apontam para avanço dessa tecnologia nas empresas, nos lares e nas cidades. Das doze tendências foram apontadas pelo Gartner e que vou listar no final do artigo, cinco tem foco em desenvolvimento e aplicações avançadas em inteligência artificial.  Para entender as grandes transformações previstas para o ano novo, vamos recapitular 2020 e 2021 e ver essa tendência da tecnologia em nossas vidas e no dia a dia das empresas. Acreditávamos que 2020 seria o ano da Inteligência Artificial, mas na percepção da maioria não foi bem assim: logo no início do ano, a OMS decretava pandemia causada pelo novo coronavírus o que mudaria completamente o mundo nos meses seguintes.  Mas será que erramos a previsão? Não mesmo! Acertamos! O que se viu em 2020 e teve sequência em 2021 foi a inteligência artificial presente como nunca nas nossas